01 junho 2007

Curso GESAC

Luciano Lopes -Gesac- Luciano Poll-Tecnico do NTE- Paulo Sergio Barboza -Gesac

Núcleo de Tecnologia Educacional de Ijuí OFICINA GESAC-IJUÍ
Programa GESAC

É um programa do governo federal, coordenado pelo Ministério das comunicações utilizando ferramentas de tecnologia da informação e da comunicação, para promover a inclusão digital em todos os estados brasileiros.Esse programa eletrônico, a serviço do cidadão vem tratar da universalização do acesso a Internet. Hoje atinge mais de 3.300 pontos de presença, as quais estão incluídas escolas, órgãos públicos civis e militares, sindicatos, aldeias indígenas, ongs e outros projetos de inclusão digitaldo governo federal.
O Núcleo de Tecnologia Educacional de Ijuí, coordenado pela 36ª CRE, tendo como coordenadora do Núcleo a professora Vera Frantz,conta com acesso de pontos de presenças em cinco escolas. Sendo elas E.E.de Ensino Médio Dr.Roberto Low/Nova Ramada
Escola Estadual de Ensino Básico Poncho Verde/Panambi
Escola Estadual Comendador Soares de Barros/Ajuricaba
Colégio Estadual Catuípe/ Catuípe
Colégio Estadual José Lang/Augusto Pestana.

Cronograma

Desenvolvimento do Curso
Implementadores: Luciano Lopes - Paulo Sergio Barboza
Dia 28/05 M e T- visitação as escolas do programa Gesac
Dia 29/05 M e T- visitação as escolas do programa Gesac
Dia 30/05 M- visitação as escolas do programa Gesac
T- Apresentação dos participantes e Relato de experiências; Estruturação da Árvore de Gestão e apresentação dos Aplicativos TuxMath e TuxT ype,criação de e-mail, inscrição e uso da lista de dicussão; Criação de Blogs
Dia 31/05 M- Uso e aplicabilidade do Mensageiro instanstãneo "Jabber-
T- Teia - Voip e Correio Eletrônico
Dia 1º /05 M- Produção no WIKI T - Criação de um SITE usando o NVU.
Neste curso participaram professores multiplicadores dos NTES, responsáveis pelos pontos do GESAC, técnicos num total de 20 participantes, abrangendo os municípios de Santo Ângelo, Augusto Pestana, Catuípe, Ajuricaba, Nova Ramada e Ijuí.
O Curso veio atender as nossas expectativas. Para nós multiplicadores e professores foi de grande significação, pois pela primeira vez tivemos em nossa região representantes do ministério das telecomunicações,destacando a presença aqui na Região Noroeste para in loco conhecer e orientar quanto ao uso dos pontos da GESAC.